A voz global dos criadores musicais CIAM realizará Assembleia Geral, Acampamento de Composição e Workshop de IA na África do Sul em outubro
9 de outubro de 2025 — O Conselho Internacional de Criadores Musicais (CIAM) realizará a sua Assembleia Geral anual, organizada pela CAPASSO, em Joanesburgo, África do Sul, nos dias 22 e 23 de outubro de 2025.
Os criadores musicais africanos sempre tiveram um grande impacto na cena musical global e continuam a ter essa influência com novos estilos como o amapiano e o drift phonk. O mercado musical africano é dinâmico e, de acordo com a IFPI, o mercado musical da África Subsaariana é a região que mais cresce no setor musical. Em termos de direitos autorais, o Relatório Global de Cobranças da CISAC de 2024 mostrou que 75% das cobranças digitais no continente ocorrem na África do Sul, apresentando um aumento de 10,2% nas cobranças digitais de direitos autorais.
Este crescimento do mercado destaca a importância de uma remuneração justa para os criadores de música africanos, por meio de uma estrutura jurídica sólida de direitos autorais e organizações de gestão coletiva que funcionem bem. O foco da CIAM em África e a escolha da África do Sul para sediar a sua AG representam uma oportunidade única para alinhar o crescimento das cobranças com resultados económicos reais para os criadores musicais. Os desenvolvimentos em torno do projeto de lei de alteração dos direitos autorais da África do Sul ressaltam essa necessidade de estruturas jurídicas robustas que protejam os direitos dos criadores.
Os eventos em Joanesburgo incluirão a Assembleia Geral da CIAM, um Songhub e um Workshop de IA.
A Assembleia Geral irá centrar-se nos desafios e oportunidades para os criadores musicais africanos e a indústria musical africana. Além disso, será uma troca de melhores práticas e um reforço da rede de criadores musicais globais. O primeiro acampamento africano de composição musical Songhub terá lugar de 19 a 23 de outubro e é um esforço conjunto entre as sociedades de autores (CMO) CAPASSO, SAMRO e APRA AMCOS, e a AMA. Este acampamento de composição reunirá produtores, compositores e criadores musicais para criar canções, partilhar experiências e trocar conhecimentos. Durante a AG, as canções criadas serão apresentadas pela primeira vez numa sessão especial de audição.
A semana terminará com um workshop sobre IA da CAPASSO, que estabelecerá as bases para os criadores musicais africanos navegarem pela existência da IA. O workshop garantirá uma troca de informações e melhores práticas sobre a regulamentação da IA, bem como os desafios entre os criadores musicais africanos e a comunidade global de criadores. O uso não licenciado de obras protegidas por direitos autorais, a falta de remuneração adequada e o respeito pelos direitos fundamentais dos criadores musicais por parte das empresas de IA deverão estar na vanguarda das discussões e painéis do workshop.
Arriën Molema, presidente da CIAM: «Estou entusiasmado com o regresso da CIAM ao continente africano após 11 anos. É hora de destacar os criadores musicais africanos e a indústria musical africana. Será uma semana dedicada aos criadores musicais africanos e aos desafios que enfrentam, mas também à sua criatividade, como será demonstrado pelo Songhub.»
Yvonne Chaka Chaka, vice-presidente da CISAC e vice-presidente do conselho da CAPASSO: «É uma honra para a África do Sul sediar a Assembleia Geral da CIAM — um poderoso encontro de criadores musicais globais sob a bandeira da CISAC. Como vice-presidente do conselho da CAPASSO e vice-presidente da CISAC, acredito que este momento marca um ponto de viragem para os criadores africanos assumirem o seu lugar de direito na definição do futuro da nossa indústria. Que esta assembleia dê início a uma nova era de união, reconhecimento e empoderamento para as vozes musicais sul-africanas e africanas em todo o mundo.»
Jotam Matariro, CEO da CAPASSO: «Estou entusiasmado por acolher a Assembleia Geral da CIAM, um encontro de excelência que celebra a arte e o ofício dos criadores que defendem a composição musical, no seu segundo regresso a África após ter sido realizada pela primeira vez no Quénia em 2014. A composição musical é a espinha dorsal da indústria musical e a sua importância não pode ser subestimada. É uma linguagem universal que tem o poder de tocar corações, mentes e almas. Na CAPASSO, estamos empenhados em apoiar e celebrar os compositores e letristas. Estamos ansiosos por receber os delegados da CIAM para partilhar os seus talentos e histórias com o mundo e colocar os criadores africanos em destaque.»
•••••
Sobre a CIAM
O Conselho Internacional de Criadores Musicais (CIAM) é a voz global dos criadores musicais e representa os criadores musicais em questões globais e regionais. É composto por uma aliança internacional de organizações de compositores e letristas, incluindo a Academia Africana de Música (AMA), a Aliança Latino-Americana de Compositores e Criadores de Música (ALCAM), a Aliança Musical da Ásia-Pacífico (APMA), a Aliança Europeia de Compositores e Letristas (ECSA) e a Music Creators North America (MCNA).
www.ciamcreators.org | Facebook | Instagram | LinkedIn | Threads | TikTok | YouTube Sobre a CAPASSO
A Associação de Compositores, Autores e Editores (CAPASSO) é uma Organização de Gestão Coletiva (CMO) que se concentra em direitos digitais em Joanesburgo, África do Sul. A CAPASSO recolhe e distribui royalties mecânicos aos seus membros – editores musicais e compositores. Aderir à CAPASSO como membro autor ou editor será benéfico para si, pois a CAPASSO se esforça continuamente pela excelência em eficiência no que diz respeito à cobrança de taxas de licença mecânica, bem como pela excelência no serviço de distribuição de royalties.
www.capaso.co.za